Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conteúdos do Currículo Mínimo trabalhados de forma prazerosa encantam nossos alunos


Gleyce Kelly disse que adorou participar da atividade



A professora Ivone Bittencourt (disciplina de Ciências) realizou com seus alunos da turma 704 uma atividade criativa que deixou a escola com um visual florido neste início de primavera. Após trabalhar os conteúdos do Currículo Mínimo sobre plantas,  a professora Ivone promoveu com a turma a criação de um canteiro  colorido para o pátio utilizando pneus reciclados. Os alunos mobilizaram-se para conseguir os materiais necessários à produção do canteiro. Ivone relata que alguns alunos menos ativos nas aulas mostram-se mais participativos na realização de atividades como esta e chegou a notar o progresso desses alunos no decorrer dos bimestres. As primeiras tarefas foram lavar os pneus, secá-los e depois pintá-los de branco para colori-los, colocar a terra e plantar. Os conteúdos sobre as plantas foram reforçados durante a realização da atividade.  Apesar da euforia da turma durante a produção do canteiro, a atividade foi organizada e todos os alunos participaram. A aluna Gleyce Kelly adorou realizar o trabalho e afirmou que aprendeu muito mais sobre as plantas quando plantou e cuidou com a turma do canteiro já que, durante a atividade a professora orienta e esclarece as dúvidas que vão surgindo. Nossa escola ainda ganhou um visual florido e colorido para receber a chegada da primavera.
 
 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Conselho de Classe propõe estratégias para a melhoria do ensino no IEGRS

A ETAP- Equipe Técnica de Apoio Pedagógico do IEGRS promoveu com os professores nos dias 05/10  (Ensino Fundamental II, Ensino Médio) e 08/10 (Ensino Fundamental I) o Conselho de Classe referente ao 3º bimestre letivo de 2012. A reunião teve início com a palavra da Direção e contou também com esclarecimentos sobre o tema debatido na Reunião Pedagógica que aconteceu no sábado (22/09) com todos os professores e integrantes da ETAP e que teve como tema principal a inclusão dos surdos - avaliação e reformulação de métodos para auxiliar os alunos portadores de deficiência auditiva inclusos nas classes regulares.
Em cumprimento a Lei de Diretrizes e Bases que garante o atendimento educacional especializado aos educandos com necessidades especiais, nossa escola pretende melhorar as condições de aprendizado também de nossos alunos com deficiência auditiva inclusos nas turmas e já temos como grandes aliados os Intérpretes e Tradutores de LIBRAS presentes nas aulas. Visamos compreender as necessidades de nossos alunos para melhor auxiliá-los na busca pelo conhecimento garantindo seu direito à educação de qualidade. Durante a reunião do dia 22/9, diferentes dinâmicas foram realizadas mostrando os obstáculos encontrados pelos surdos no decorrer das aulas. Depoimentos gravados em vídeo dos nossos alunos surdos também foram apresentados e funcionários intérpretes nos auxiliaram a compreender a mensagem de nossos alunos quanto às suas expectativas, necessidades e anseios em relação a melhoria da qualidade do ensino. Outros assuntos foram discutidos no CoC e os representantes de turma estiveram presentes, mantendo o elo entre ETAP/professor/aluno, propondo soluções para os obstáculos apresentados no decorrer do bimestre. Por estarmos sempre buscando novas estratégias que garantam ao aluno diversificadas formas de aprender, contribuindo assim para um ensino público de qualidade, estamos entre as melhores escolas do Estado  por cumprir as metas estabelecidas pelo Governo e avaliadas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado do Rio (Iderj). Através de notas atribuídas ao desempenho de toda a escola em diversos aspectos, nossos funcionários receberam como incentivo do Governo uma bonificação pela atuação referente ao ano de 2011. O IEGRS se destaca dentre as 305 escolas bonificadas que cumpriram 95% das metas propostas pela Secretaria de Educação (no total são 1.381 escolas da rede estadual).




terça-feira, 2 de outubro de 2012

IEGRS desfila na Vila Olímpica e é aplaudido de pé




O Instituto de Educação realizou um desfile cívico  na Vila Olímpica de Duque de Caxias na última quinta feira.  Preparado com carinho pelo corpo docente da escola, o desfile contou com a apresentação da Banda Fanfarra IEGRS e, como tema, contou um pouco da história de nossa escola que completou seu 50º aniversário em 12 junho. Os professores organizaram com os alunos uma linha de tempo com alguns dos acontecimentos importantes dos últimos 50 anos como a conquista brasileira do Bi Campeonato de Futebol, a gravação do 1º compacto dos Beatles, a fundação do G. R. Cacique de Ramos, entre outros destaques.   Contamos com o esforço de nossos alunos na confecção de roupas e acessórios para caracterizar as alas do desfile. Participaram do desfile alunos da Classe Especial, Ensino Fundamental e Ensino Médio além de integrantes do Programa Escola Aberta, professores  e funcionários de Apoio, garantindo o sucesso na apresentação do IEGRS. A arquibancada estava lotada para assistir a apresentação da nossa escola, aplaudindo nossos alunos que deram um show de civismo e elegância no desfile. A organização do evento ficou por conta das equipes de Direção e Pedagógica e contou  com a ajuda e participação de vários professores e funcionários. Parabéns aos nossos alunos pela apresentação.











 









Nossos queridos funcionários






A Diretora Geral Verônica Bazílio apresenta com orgulho o desfile de nossos alunos



IEGRS promove palestra sobre sexualidade




  Na última quarta feira, dia 26 de setembro de 2012, para não passar despercebido o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, o IEGRS promoveu uma palestra informativa sobre sexualidade. O evento contou com a parceria da Bayer, teve a distribuição de panfletos e foi um sucesso entre nossos alunos. As palestrantes Sandra Aguiar e Deise Silva, iniciaram suas atividades com a exibição de um desenho animado sobre sexualidade na adolescência. Logo após, abriu para debates e perguntas entre os alunos que estavam curiosos e  interessados. Para finalizar, os alunos assistiram a um vídeo sobre métodos para evitar a gravidez. Os nossos jovens participaram efetivamente e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o assunto.





Palestrante Sandra esclarecendo as dúvidas dos alunos

Palestrante Daise distribuindo panfletos


Professora Ana, Diretora Geral Verônica e Professora Marcela Prestigiando a palestra.