Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Palestra com análise histórica das Escolas Normais lota o auditório do IEGRS


Profª Drª Ângela Maria Souza Martins

O II Encontro do projeto ENTRE A MEMÓRIA, A HISTÓRIA E A PESQUISA: POSSIBILIDADES DE UM NOVO FAZER NA FORMAÇÃO DOCENTE realizado no auditório do IEGRS ofereceu a palestra ANÁLISE HISTÓRICA DAS ESCOLAS NORMAIS E DA PROFISSÃO DOCENTE com a dinâmica explanação da Profª. Drª. Ângela Maria Souza Martins, docente associada da Unirio. O projeto que conta com a Coordenação da Professora Dra. Nailda Marinho Bonato (Unirio) e a participação das professoras do IEGRS Luzia Seguro e Marilene de Souza Dias, é desenvolvido com nossas turmas de Ensino Médio Normal e acontece uma vez por semana, alternando o local de encontro entre o IEGRS e a Unirio.

O Instituto de Educação é considerado parte do patrimônio histórico da nossa cidade por meio de um trabalho focado no conceito de memória e de uma formação inclusiva, e a importante parceria formada entre IEGRS/ Unirio/ FAPERJ oferece atividades voltadas para a ampliação do horizonte cultural, social, educacional, territorial dos alunos e tem como objetivo geral a contribuição para a melhoria do ensino público, em especial o Curso de Formação de Professores que no futuro repercutirá positivamente na educação básica, especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, onde os professorandos atuarão.

A proposta é realizar trabalhos em sala de aula com coleta de materiais e informações de diversos pontos do município constituindo um acervo em condições de ser utilizado em futuros projetos educativos e em ações pedagógicas de sala de aula; além de produzir material necessário a uma publicação em que todos envolvidos na equipe sejam autores.

Durante o encontro nossos alunos cantaram a Marcha do IEGRS e realizaram uma exposição fotográfica apresentada em slides que relembrava momentos de destaque do I Encontro do projeto.

Após sua cativante palestra, a Profª Ângela (Doutora em Educação pela UFRJ, Mestre em Educação pelo IESEA da Fundação Getúlio Vargas e Graduada em Filosofia pela UFRJ) abriu espaço para perguntas atendendo a ansiedade de informação de nossos alunos que se mantiveram interessados até o final do encontro.


Nossa palestrante com as voluntárias do projeto, a profª Marilene Dias e a Diretora Sandra Araujo
Nossas profs. participantes do projeto: Luzia Seguro e Marilene Dias entre os alunos
Prof. Drª Nailda Marinho Bonato
A intérprete e tradutora de LIBRAS com nossos alunos


Nenhum comentário: