Powered By Blogger

terça-feira, 29 de março de 2011

Educação Inclusiva de Qualidade


Recebemos em nossa escola um aluno com Sídrome de Asperger (um tipo de autismo) e, para ampliar o conhecimento dos professores sobre o assunto, a equipe pedagógica convidou a psicóloga Brigida para realizar uma palestra e esclarecer dúvidas sobre a Síndrome. O objetivo deste encontro realizado no dia 14 de março, foi orientar os professores a criar estratégias que contribuam para melhor relacionamento e aprendizagem do aluno. Brigida também forneceu material de pesquisa e apoio sobre a Síndrome e pretende manter via e-mail a comunicação com a equipe para as dúvidas e anseios que possam surgir no decorrer do trabalho.
É importante o papel da escola na hora de acolher os alunos portadores de necessidades especiais e reconhecer as diferenças existentes entre as pessoas não como fator de limitação, mas como característica individual. Para melhorar seu trabalho em direção a um ensino de qualidade e inclusivo, o IEGRS busca novas propostas e estratégias que atendam às diferentes necessidades. Dessa forma, a Educação Inclusiva torna-se um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo em vista a garantia de uma formação de qualidade para todos.

2 comentários:

Érica disse...

Que bom saber que o IEGRS foi em busca de informações para atender melhor esse aluno e para esclares sobre essa nuance do altismo. Me formei em 2008 no IEGRS e esse ano tive me deparei com uma aluna com síndrome cri-du-chat e um aluno altista asperger em uma escola que realizei atividades academicas. Eu nao sabia nada a respeito, pq infelizmente essa nuance do altimos ainda é mto pouco falada. Tive muito apoio da escola que me trouxe informações valiosas sobre o assunto. Quando se fala de inclusão as pessoas se remetem aos alunos com deficiencias fisicas, sindrome de down, cegos, surdos mas pouco sobre as outras sindromes e DDA (dislexia, dislalia, DDAH). Que bom saber q o Instituto esta oferecendo uma formação diferenciada para os futuros professores.

Érica

Érica disse...

Deixo a sugestão desse filme: MARY MAX - uma amizade diferente. O filme retrata a amizade entre um senhor com a sindrome de asperger e uma menina que sofre bullying...
Simplesmente lindo: http://www.youtube.com/watch?v=6iNcAOoeXwY