Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Experimentando se aprende melhor

Ivone reúne a turma no pátio para experimentar o material construído por eles: não basta reciclar, tem que ter utilidade!
A professora Ivone Bittencour trabalha os conteúdos de Ciências com suas turmas do 2º Segmento do Ensino Fundamental sempre de forma dinâmica onde eles possam experimentar, construir e até brincar. No 2º bimestre os conteúdos trabalhos com  a turma 704 eram sobre o meio ambiente então ela construiu com os alunos herbariuns de sistema fechado, levando-os a aprender como as plantas realizam o processo de fotossíntese, além de conhecimentos sobre o ecossistema. Foram explorados também diversas questões debatidas com os alunos sobre a importância das plantas no meio ambiente, preservação ambiental, entre outros. Realizar o trabalho em sala de aula agradou tanto aos alunos que eles resolveram guardar os herbariuns para dar de presente no dia dos pais. Utilizando materiais simples como bolinhas de gel e vidros de biscoito, as turmas perceberam como foi instrutivo e divertido aprender os conteúdos. Já com as turmas 601 e 602 ela produziu em aula vassouras de pet, puf, brinquedos como pega bola e vai vem. Depois de confeccionarem seus trabalhos, os alunos debateram a importância da reutilização desse material para o meio ambiente, etc. Ivone pediu aos alunos que juntassem garrafas pet uitlizadas no período de recesso e, após trabalhar os conteúdos, ela confeccionou os trabalhos com eles e afirma a importância de realizar o trabalho em sala de aula ao invés de deixá-los fazer em casa. Assim, enquanto confeccionam, ela vai debatendo os assuntos e dúvidas que surgem com eles. Veja quanto o meio ambiente foi poupado na reutilização dos materiais abaixo:

1 puf             =    50 garrafas pet
1 vassoura    =   9 garrafas pet
1 pega bola   =  2 garras pet
1 vai vem      =  2 garrafas pet

Ela também trouxe para a turma o filme "O LORAX" lançado nos cinemas no ano passado que tem como tema a importância das plantas para o ecossistema. Para concluir a atividade, Ivone levou os alunos ao pátio para que eles tivessem a oportunidade de utilizar o que foi criado concluindo que não foi só o meio ambiente que ganhou com a reciclagem mas eles também, já que construiram objetos que resgatam as brincadeiras antigas com o vai vem e o pega bola. A turma de 6º ano se divertia tanto que chamou a atenção da turma de 8º ano que acabou entrando na brincadeira.

Nossa intérprete com os alunos do 6º ano nos pufs construídos em sala

A turma apresentando o pega bola: diversão, reciclagem, resgate de cultura


O puf construído em sala: 50 garrafas pet recicladas para cada puf

Brincando com o vai vem

A diversão chamou atenção da turma do 8º ano que acabou entrando na brincadeira
Atividade motiva os alunos a participarem efetivamente da aula de Ciências


Produzindo os herbariuns

Trabalho produzido em aula

a turma feliz com a atividade realizada pela prof. Ivone Bitencourt

Ivone levou a turma ao auditório para apresentar os herbariuns e explicar como funciona o processo de fotossíntese

Nenhum comentário: