Powered By Blogger

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Clássicos dos irmãos Grimm ganham destaque nos trabalhos interdisciplinares

Nossa aluna com tradução da Intérprete de Libras conta a história da Bela Adormecida

Mais um projeto ganha proporções além das expectativas no IEGRS com as professoras Glayne Loretti (Artes), Júnia de Lima (Literatura), Lia Klimroth (Língua Inglesa) e Marilene Dias (PPIP). Tendo os contos dos Irmãos Grimm como tema, o trabalho interdisciplinar foi enriquecido com a apresentação dos alunos. Para o desenvolvimento do trabalho que envolvia pesquisa, produção textual, elaboração de acessórios em papel machê, 
produção de teatro de fantoches e dramatização, os alunos do 3º ano do Curso Normal transformaram as salas de aula em salas temáticas e houve fila no corredor para assistir às diferentes apresentações. De  contos de fadas aos contos de terror, os visitantes divertiam-se ou apavoravam-se diante dos excelentes trabalhos realizados. Em cada sala, várias histórias dos irmãos Jacob e Wilhelm foram narradas e representadas pelos alunos. As atividades foram desenvolvidas em dois dias. Os fantoches produzidos em papel machê na aula de Artes ganharam vida na encenação realizada na Biblioteca Pedro II, onde a leitura prazerosa ganha espaço diariamente. Desde data show aos simples objetos como cobras de borracha, tudo encantava aos olhos e toques daqueles que visitaram as salas temáticas. Na sala de contos de terror, o visitante entrava de olhos vendados e era guiado por um dos alunos a passar por estreitos corredores formados por mesas contendo objetos que davam a sensação de gosmentos, ásperos, molhados, produziram gritos e barulhos assustadores usando diferentes tecnologias, deixando os visitantes "apavorados". Despertava diferentes sensações, segundo uma das alunas que se divertiu na sala temática de contos de terror.
_ Me senti como num castelo mal assombrado, pisando em insetos com teias de aranha me rodeando. Toquei em algo que parecia uma cobra, outros com gosma... foi sinistro. Show!
Já no segundo dia, as atrações ficaram por conta da dramatização e reconto dos clássicos dos Irmãos Grimm que divertiram a platéia no auditório professor Wilmar Bastos. Os clássicos João com sorte, João e Maria, os Músicos de Bremem e os contos de princesas Rapunzel, Branca de Neve, entre outros arrancaram gargalhadas e aplausos da platéia.


As histórias dor irmãos Jacob e Wilhelm foram narradas e representadas por alunos caracterizados


A professora avalia a turma

O clássico João e Maria

Branca de neve entre os anões

Rapunzel presa na torre

Cinderela com sua fada madrinha e a narradora

Os clássicos contos de terror dos Irmãos Grimm foram lembrados

A turma caracterizou-se para "assustar" os visitantes

Muita fumaça, vento frio, gritos, ranger de porta fizeram os visitantes estrar no clima de terror

De olhos vendados, tocar nos simples objetos expostos mexia com a imaginação dos visitantes

Cobra de borracha, tiras de papel crepom balançando ao vento gelado da sala, marabu enroscado, bolinas de gel, gel de cabelo e outros materiais simples usados para despertar sensações nos convidados

A turma se une para realizar o trabalho

Os alunos se dedicam para as apresentações e vários aspectos são avaliados

Diferentes histórias dos Irmãos Grimm ganharam destaque nas salas temáticas

As professoras avaliando o trabalho dos alunos

Contação de história na Biblioteca

Fantoche produzido na aula de artes

Apresentação com fantoches

Alunos do Programa Mais Educação e da APAE assistindo ao teatro

A representação de Um olho, dois olhos, três olhos

Nossa diretora geral Verônica Bazílio recebe com carinho os alunos da APAE Caxias

As professoras com algumas personagens da paródia Deu a louca nos contos de fada

Os músicos de Bremem

Oficina de pintura anima as histórias contadas na Biblioteca

Príncipes e princesas durante o baile
 

Nenhum comentário: