Powered By Blogger

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alunos aprendem a criar vídeo de curta duração em oficina de videointerativdade

 

Alunos participantes da oficina, monitores, Sandra Araujo, Verônica Bazílio e Júnia de Lima
Com a parceria entre a SEEDUC e a Secretaria de Cultura do Estado, quem sai ganhando são os alunos da rede estadual de ensino. Desde novembro de 2008 com a criação do Programa CINEMA PARA TODOS realizado pelo ICEM – Instituto Cultura em Movimento vem sendo distribuídos vales-ingresso para que alunos e educadores assistam gratuitamente aos filmes nacionais exibidos em quaisquer salas participantes. O programa tem a finalidade de estimular e democratizar o acesso dos alunos e professores às salas de cinema, provocando reflexões e debates dentro e fora da sala de aula. Já em sua terceira edição, o programa levou 708.000 pessoas ao cinema até agora e criou também a Oficina ‘’Videointeratividade’’ em 27 municípios, oferecendo aos alunos suporte para criar, analisar e avaliar projetos audiovisuais, passando por todas as etapas de produção de um vídeo de curta duração que está sendo divulgado no site do programa Cinema Para Todos além das redes sociais. Nossa escola participou do projeto com a professora de Língua Portuguesa e Literatura Júnia de Lima Araujo que acompanhou e orientou nossos alunos participantes a desenvolverem o curta sobre a vida dos ex-catadores de lixo do Aterro Metropolitano Gramacho (Duque de Caxias), o maior lixão a céu aberto da América Latina que foi fechado em 03/06/12 após 34 anos de funcionamento.
Os vídeos produzidos pelas três escolas participantes de D. de Caxias podem ser assistidos no site do programa CINEMA PARA TODOS. Assista e dê seu voto. Sua participação será muito importante.
Nossa escola sediou os encontros das oficinas do município que foram realizados no Laboratório de Informática Educativa entre os dias 02 e 13 de junho de 2012 e recebemos carinhosamente as escolas Vinícius de Moraes e Getúlio Vargas, também participantes da oficina de Videointeratividade.

Clique aqui e assista ao vídeo produzido por nossa escola:

Maurício, Sandra Araujo, Júnia de Lima e Maria Pereira no Laboratório de Informática


Diretora Sandra Araujo sendo entrevistada pelos monitores



A anfitriã Verônica Bazílio entre os monitores e Maria Pereira (Coordenadora Geral das oficinas em Duque de Caxias)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

IEGRS leva 20 alunos na premiação do SAERJ 2011


O IEGRS foi convidado para representar as escolas estaduais do município de Duque de Caxias na premiação do SAERJ 2011 que aconteceu no Theatro Municipal na tarde desta segunda-feira (20/08) onde cerca de 800 convidados estiveram presentes para a cerimônia de premiação de 281 alunos que se destacaram no último Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Nossa escola levou 20 alunos selecionados pela SEEDUC do total de 37 alunos do IEGRS que se destacaram nas avaliações feitas no ano passado. O SAERJ, que avalia anualmente os alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e monitora a qualidade de ensino na rede pública do estado, divulgou os resultados das avaliações realizadas em 2011. A avaliação é feita com as turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, do 3º e do 4º anos do Ensino Normal. Os dados revelam que o desempenho dos alunos da rede melhorou em relação ao exame realizado em 2009. O objetivo da SEEDUC é identificar através do SAERJ as deficiências de cada escola para elevar o nível e a qualidade do ensino que é oferecido pela rede.
O governador Sérgio Cabral em seu discurso parabenizou os alunos que se destacaram num universo de um milhão de alunos, incentivando-os a se dedicarem ainda mais nos estudos.
Os 281 alunos presentes representaram os 9.964 que se destacaram na avaliação de 2011 e que serão premiados com netbooks até o fim deste ano. Cada diretoria regional foi representada por uma escola. Nossas diretoras Verônica Bazílio e Sheila Maria Lopes acompanharam os alunos que representaram a Reginal Metropolitana V. Jéssica Guedes, da 1ª série do Ensino Normal, considerou a premiação uma grande surpresa e deu seu depoimento para o site da SEEDUC:
- Quando a diretora me disse que eu tinha sido uma das ganhadoras, nem acreditei. Foi uma surpresa maravilhosa. E isso tudo graças ao resultado de uma prova que vai me ajudar muito, pois o Saerj segue o modelo das provas de vestibular e nos ajuda a controlar o tempo de uma avaliação desse tipo.
Mais informações no link:
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1053128
Dentre as diretoras Sheila Maria Lopes e Verônica Bazílio os 20 alunos selecionados pela SEEDUC para representar a Metro V

alunos do 2° Segmento do Ensino Fundamental

Alunos do Ensino Médio Regular

Alunas do Ensino Médio Normal

Alunos do 2° Segmento do Ensino Fundamental

Ensino Médio Normal

Ensino Médio Normal e Regular


Secretário de Educação Wilson Risolia e Beatriz Rubi

Verônica Bazílio, Wilson Risólia com nossa aluna 

Gabriele e Ana Júlia (E. Fundamental) com o Secretário de Educação

Fala do Secretário de Educação Wilson Risólia

Nosso aluno Abner Gabriel do 9 ° ano recebendo o prêmio

Nossos alunos premiados com o netbook