O PROJETO APRENDER I - Tecendo Redes de Aprendizagem Social foi criado pela Secretaria Estadual de Educação em 2007, em dez Escolas Normais Estaduais das regiões metropolitanas.
Professora Elsa e alunos participantes do Projeto Aprender.
Segundo a SEE o objetivo do projeto era “criar junto às comunidades escolares envolvidas uma rede de aprendizagem, para compartilhar saberes e práticas, valorizar as relações interpessoais e estimular ações socialmente responsáveis, proporcionando ao aluno estagiário do curso normal contato e vivências com diferentes instâncias e situações sociais e, desse modo, aquisição de mais e melhores informações, assim como instrumentos de compreensão do mundo, para poder melhor agir sobre o meio que o cerca, melhor participar e cooperar com os outros, formando-se cada vez mais como um cidadão integral”.No IEGRS a operacionalização do trabalho ficou dividida entre professores de Práticas Pedagógicas, alunos do 3º e 4º Ano Normal, juntamente com professores e alunos do Ensino Fundamental, e como responsáveis pelo projeto as professoras Elsa Maria de Oliveira Barros - Prof. e Coordenadora de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa e Mariléa Silva de Campos da Silva - Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental.
Trajetória do Projeto Aprender no IEGRS
Apresentação do Trabalho realizado em 2009 e o plano para 2010 pela Professora ELSA MARIA DE OLIVEIRA BARROS na SEE- RJ.
Visita ao Museu de ARTE POPULAR BRASILEIRA" CASA DO PONTAL"-Professora Elsa, Professor Setembrino e a anfitriã Juliana Prado
Professora Elsa e alunos no Parque das Ruínas- RJ
Ateliê de Leitura, participação da Professora convidada Daniela Aparecida |
O Projeto Aprender tem como referencial o Projeto Político Pedagógico (PPP) da própria Instituição.
2008 – Como o tema anual do PPP era 200 anos da chegada da Família Real no Brasil, houve desdobramento do Projeto Aprender, intitulado “Conhecendo um pouco da nossa história” levando os alunos a estabelecer relação dos fatos históricos ocorridos no passado com os fatos da atualidade através de participação em eventos culturais para os alunos do Curso Normal e ampliação do domínio da leitura em suas mais variadas formas para os alunos do Ensino Fundamental.
Alunos atentos ao evento. |
Participação dos alunos no momento da apresentação das histórias. |
Segundo ela, o Projeto Aprender proporcionou oportunidades de visitar diversos locais importantes historicamente, tais como: a Baixada Fluminense (Mauá, Magé, Guapimirim, etc); o Rio de Janeiro em seus principais e belos pontos (Jardim Botânico, Parque das Ruínas - Santa Teresa, etc); Niterói (MAC, Fortaleza de Santa Cruz, etc) e Região do Vale do Paraíba (Vassouras) e São Paulo (Museu da Língua Portuguesa, a Exposição do Pequeno Príncipe no Parque do Ibirapuera e etc.);
Oficina Memórias e Narrativas Literárias - Professora Convidada Marlúcia Santos.
2010 - Foi elaborado um plano envolvendo, quando possível, a fundamentação teórica sobre o que será visitado.Locais visitados: o Salão do Livro, o Museu da Casa do Pontal e algumas localidades da cidade do Rio de Janeiro. Outros locais estão programados para visitações, incluindo a Baixada Fluminense, município onde o IEGRS está situado, a Região do Médio Paraíba, incluindo Japeri, Paracambi, Paty do Alferes, Vassouras etc.
“Acreditamos que, na medida do possível, estamos tentando fazer o melhor. Com certeza, os futuros professores, que participam do Projeto Aprender no IEGRS estão adquirindo uma bagagem valiosa tanto para sua formação pessoal quanto profissional”, conclui a profª Elsa Maria.
Slogan do Projeto Aprender no IEGRS:
"Só quando você se atreve a ir é que o caminho acontece".
E assim, profissionais sérios e alunos participativos levam à frente esse projeto que desenvolve aptidão natural do espírito do futuro professor para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto que norteiam os alicerces da educação. Eles ensinam utilizando métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo, possibilitando à Educação contribuir não somente para a tomada de consciência do papel do educador mas, também, permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania. São ações como esta que permitem educar para o futuro, e o futuro é agora.
Um comentário:
Olá,
Faço parte do projeto, e confesso que estou adorando. Aprendo muito com os pequenos,pois eles me proporcional alegria, experiência e aprendizagem.
Beijos e ser quizer saber mais:iegrs_caxias@yahoo.com.br
Postar um comentário