Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escolas recebem KIT do Projeto "MPB nas Escolas"

Ricardo Cravo Albin apresentando o kit " MPB nas Escolas"
Desenvolvido e executado a partir do segundo semestre de 2009, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e o Instituto Cultural Cravo Albin, o projeto “MPB nas escolas” foi concebido com o objetivo de ser uma ferramenta eficiente na construção e implantação de projetos pedagógicos que adotem a música brasileira como tema transversal.
Este projeto é pioneiro em escolas do Brasil por duas razões: a primeira porque a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro está antecipando a aplicação da Lei Nº 11.769 que prevê o ensino de música em todas as escolas até 2011 e a segunda porque adota a MPB como parte importante da formação da nossa cultura e como elemento importante da história do país.
As escolas receberam um kit com rico material para trabalhar o projeto.

Material do KIT
  1. Pastas didáticas, contendo um CD com gravações históricas e cartazes que remetem aos seguintes segmentos estrategicamente estudados pelo ICCA como o melhor maneira, do ponto de vista didático, de transmitir a história da mpb e sua importância na formação cultural do Brasil:
    • Cronologia da MPB;
    • A sedução do choro;
    • O samba dos bambas;
    • A diversidade do regional;
    • Os 50 anos da bossa nova;
    • Febre dos festivais: debate sobre MPB.
    • Seis livretos ilustrados contendo o desenvolvimento das informações históricas (abordados nos seis cartazes/posters acima) em linguagem adaptada aos jovens, bem como os principais verbetes individualizados, de cada um desses “segmentos estratégicos” da história da MPB. Cada livreto terá em torno de 50 a 60 páginas.
  2. Seis DVDs – curtas metragens com cerca de 15 a 20 minutos cada um – material contendo histórico de cada um dos nossos seis “segmentos estratégicos” acima expostos. Cada DVD será estruturado em forma de aula prática, com interferência direta de especialistas notórios na matéria.

Nenhum comentário: